Estado de Goiás

Linhas de Pesquisa  

1 - Agroindústria: visa aprimorar a formação de pesquisadores, docentes e profissionais no controle de qualidade e desenvolvimento de sistemas moto mecanizado, secagem, armazenagem e conservação de produtos agrícolas e pós-colheita. Desenvolver estudos de viabilidades técnicas e econômicas, bem como a condução de experimentos do tipo: análise de sensibilidade, análise de cenários, otimização e simulação. Emprego de técnicas para estruturação de modelos matemáticos aplicados aos processos de tomada de decisões, relacionados ao gerenciamento, planejamento e otimização de sistemas agroindustriais, envolvendo parâmetros técnicos e econômicos. Promover a otimização e o uso racional de energia no meio rural e agroindustrial, mediante a implementação de programas e técnicas de conservação de energia.

 

2 - Tecnologia da Produção Agrícola: tem por objetivos aprimorar a formação de pesquisadores docentes e profissionais no gerenciamento do sistema de produção,otimizando o uso de máquinas e implementos agrícolas. Realizar estudos referentes a impactos ambientais causados por grandes culturas na região do cerrado. Realizar estudos dos fatores envolvidos na relação máquina-solo-planta.

 

3 - Recursos Hídricos: visa desenvolver e empregar técnicas de captação, distribuição e aplicação de água em sistemas produtivos; Proceder monitoramentos, análises e modelagens hidrológicas, visando a gestão e planejamento dos usos múltiplos dos recursos hídricos em bacias hidrográficas de forma sustentável na região do cerrado.

 

4 - Saneamento Ambiental: Objetiva desenvolver e empregar tecnologias de tratamentos e de reuso de águas residuárias e de resíduos sólidos agroindustriais, considerando seus usos múltiplos e capacidade de suporte das bacias hidrográficas, visando à minimização dos impactos ambientais, qualidade do meio ambiente e o gerenciamento sustentável dos sistemas de hídricos.

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás