Estado de Goiás

Grupos de Pesquisa  

    No programa de mestrado em Engenharia Agrícola da UEG atuam os seguintes grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Pesquisa do CNPq:

 Engenharia na Agricultura

     A agricultura brasileira passa por um processo de modernização, que envolve o uso adequado dos equipamentos no processo de produção e comercialização, manejo correto do solo, da água e de outros recursos naturais. O uso dos recursos hídricos na agricultura, em especial na irrigação, tem sido realizado com pouco critério técnico, levando a sérios prejuízos ao meio ambiente e conflitos de uso com outros setores como o urbano, industrial e o elétrico. Exige-se assim, uma ampliação na aplicação das leis de recursos hídricos e ambientais, visando um melhor planejamento dos recursos naturais dentro de cada bacia hidrográfica. Neste sentido, busca-se a otimização de toda a cadeia produtiva do setor agrícola, com o objetivo de aumentar a eficiência e o desempenho dos equipamentos, reduzirem perdas e os custos de produção, amenizar os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida das populações rural e urbana.

Clique aqui para visualizar o grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa

 

Engenharia de Sistemas Agroindustriais

     O desenvolvimento da agricultura brasileira nos últimos anos é um fato relevante no cenário nacional. Dessa forma, isso exige das instituições de pesquisa uma série de estudos que permitam a adequação de novas tecnologias agroindustriais. Atualmente, alguns pontos têm-se mostrado constantes na agricultura brasileira: 1 - As máquinas agrícolas têm sido utilizadas com baixa eficiência. 2 - Os processos de pré-processamento de produtos agrícolas tem sido realizados com pouco critério técnico, levando ao seu desperdício e a danos ao meio ambiente. 3 - Os recentes problemas no setor elétrico brasileiro demonstram a necessidade de estudos de fontes alternativas e utilização racional da energia no setor rural. Sendo assim, o grupo de pesquisa em Engenharia de Sistemas Agroindustriais busca a otimização da cadeia produtiva no setor agroindustrial, com objetivos de reduzir custos, otimizar os processos agroindustriais e reduzir os impactos ambientais.

Clique aqui para visualizar o grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa

 

 

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás